Benefícios da Natação para nossa vida!

A atividade física nos proporcionam inúmeros benefícios. Existem muitas que você pode fazer, mais hoje vamos falar sobre a natação.

É fato que um dos principais benefícios da natação é manter a boa manutenção da saúde. A natação é uma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar por ser praticada na água, despertando uma sensação de prazer e bem-estar.

Mais antes, se você não viu ainda, dê uma olhada no artigo que eu falo mais sobre os carboidratos para nossa saúde.

Porque fazer natação?

Existem vários motivos para fazer natação, o primeiro deles é que ela te garante muitos benefícios para a saúde.

A natação é muito recomendada para pessoas que sofrem com artrite. Os alongamentos feitos na piscina podem fortalecer os músculos e ainda contribuir significativamente como treino aeróbico.

A natação é uma ótima maneira de aumentar a força e tônus muscular, especialmente se comparada aos demais exercícios aeróbicos.

Os movimentos corporais de braços, pernas e tronco, associados ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca, eliminando a gordura existente ao redor do coração, tornando esse órgão vital mais forte e diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares.

A natação também é ótima para nossa autoestima pois nadar libera sensação de independência, segurança e liberdade, resultando em um conjunto de relaxantes mentais.

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul mostraram em um estudo que praticar natação pode aumentar nossa longevidade.

Outro grande motivo para se fazer natação é que essa atividade física ajuda no controle de peso e queima de calorias. Atualmente, a natação é reconhecida como um dos maiores queimadores de calorias, o que pode ser uma excelente alternativa para aqueles que desejam manter o peso sob controle.

Não é atoa que muitos pais estão colocando seus filhos na natação. Veja o vídeo abaixo que mostra um pouco sobre a natação para bebês:

Pelo fato da água ser 12 vezes mais densa do que o ar e o nadador ter que se propulsionar na água, a natação é considerada um super alongamento, pois em cada braçada, ao estendermos o braço estamos promovendo um alongamento completo do corpo: desde a ponta do dedo da mão até a ponta do dedo do pé.

E para finalizar, foi comprovado que é possível reduzir em até 6% do risco de diabetes para cada 500 calorias queimadas por semana com natação. A prática regular de natação pode auxiliar significativamente no controle glicêmico, principalmente para os diabéticos que a praticam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *