Porque nossa alimentação tem que ser rica em ferro?

alimentos ricos em ferroO nosso organismo, depende de diversos nutrientes que ingerimos. Dentre estes nutrientes, podemos observar que o ferro é de extrema importância para a nossa saúde. Isso porquê a anemia ferropriva, por falta de ferro, é um dos distúrbios nutricionais que mais têm aumentado no mundo, um dos motivos para isso é o alto consumo de produtos industrializados, pobres em nutrientes.

A anemia ferropriva está associada a maior mortalidade entre mulheres parturientes e ao aumento do risco de nascimento de crianças prematuras e de crianças de baixo peso ao nascer. Alguns estudos relatam a queda de produtividade dos trabalhadores como estando associada este tipo de anemia.

Além disso, a carência de ferro relaciona-se com problemas imunológicos, de produtividade e de desempenho mental. O ferro, elemento considerado essencial para a nossa sobrevivência desde 1860, é um metal de transição, apresenta número atômico 26 e é o quarto elemento mais abundante no planeta, perdendo apenas para o oxigênio, silício e alumínio.

O ferro apresenta variadas funções no organismo, destacando-se a sua participação na composição da hemoglobina, um pigmento encontrado nas hemácias e responsável pelo transporte de oxigênio.

O ferro é muito importante para a saúde do cabelo, isso deve pelo fato que o ferro desempenha papel essencial na nutrição e oxigenação das raízes do cabelo. A falta de ferro pode causar o cabelo para se tornar maçante, fina, seca e queda de cabelo.

O Programa de Reconstrução Capilar funciona especialmente por causa disso, porquê nele é mostrado como reverter a calvície através da alimentação, principalmente uma alimentação rica em ferro onde o mesmo é importantíssimo para a saúde do couro cabeludo e dos fios de cabelo.

Alimentos ricos em ferro

Como é encontrado em todas as células, o ferro está presente em todos os tipos de alimento, mas as principais fontes são as carnes e vísceras, leguminosas, grãos, cereais e folhas.

As melhores fontes de ferro vem das carnes vermelhas, principalmente o fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o leite e o ovo não são fontes importantes de ferro. Entretanto, no mercado já existem os leites enriquecidos com ferro.

Não há duvida que o ferro é muito importante para qualquer pessoa, mais a ingestão excessiva de Ferro, pode ser tóxica sobretudo quando há um uso exagerado na sua forma medicamentosa. A ingestão excessiva de Ferro dos alimentos raramente chega à toxicidade.

Veja uma lista com alimentos ricos em ferro:

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/10/entenda-importancia-do-ferro-para-saude-e-como-o-organismo-o-absorve.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *